Centro Medico Rio Branco logo
Corpo Clínico | Localização | Consultas | Hospital Dia


Patients Pacientes

 
TEXTOS INFORMATIVOS

Prevenção de acidentes e doenças do sistema locomotor

O sistema ou aparelho  locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos e é o responsável pela nossa mobilidade. As pessoas que tem deficiências físicas temporárias ou permanentes precisam ser respeitadas e receber apoio da  comunidade. Você já se imaginou com alguma limitação, incapaz de andar ou usar suas mãos?

O esqueleto ósseo dá sustentação e proteção aos órgãos internos como o cérebro,  a medula, o coração e o pulmão.

Os ossos são estruturas “vivas” e no interior deles se produz o sangue (glóbulos vermelhos e também vários elementos dos glóbulos brancos)e é nos ossos que se armazenam minerais importantes como o cálcio e outros, os quais são fundamentais ao metabolismo e ao funcionamento de todos os outros órgãos. Ao final do crescimento, nosso corpo tem 206 ossos.

Articulação é o local onde os ossos se “encaixam” e onde ocorre o movimento.

Os músculos são os responsáveis pela produção e pela  intensidade  dos movimentos, que acontecem quando os músculos se contraem( encurtam –se). Temos mais de 600 músculos, alguns deles não estão ligados a ossos e tem funções especificas como o coração, a língua e os músculos do  aparelho digestivo, por exemplo.

Para uma boa saúde e para o fortalecimento ósseo todos devem consumir alimentos ricos em cálcio como o leite e seus derivados e as verduras. Tomar sol em atividades ao ar livre e esportes são extremamente importantes para a saúde, principalmente para as mulheres que tem mais probabilidade de fragilidade óssea. O sol é fundamental para que a vitamina D seja produzida e ajude a fixar o cálcio nos ossos.

Os exercícios físicos e os esportes são essenciais para quem quer ter vida longa e saudável mas precisam ser praticados com orientação adequada para que se evitem lesões, especialmente nos esportes mais vigorosos e com muito contato físico.

Cuidados com a postura evitam surgimento de dores e cansaço muscular na coluna vertebral. Sente-se corretamente com as costas retas, não carregue bolsas pesadas, aprenda a forma correta de levantar objetos do solo, não leia ou assista TV deitado e evite colchões muito moles ou muito duros bem como travesseiros altos demais.

Pela sua importância, milhares de médicos e pesquisadores em todo o mundo se dedicam ao estudo e ao tratamento de doenças e à correção de lesões traumáticas do aparelho locomotor e este setor é um dos que mais tem se desenvolvido empregando alta tecnologia e recursos científicos avançados.

A primeira década do novo milênio foi declarada pelos órgãos internacionais (ONU, OMS e muitos outros) como a Década dos ossos e das articulações, para que  ainda mais recursos e pesquisas sejam dirigidos a esta área. Desta forma, pode-se esperar um desenvolvimento ainda maior na prevenção e no tratamento de doenças e lesões do aparelho locomotor durante os próximos anos. As perspectivas são otimistas e com certeza a ciência vai avançar muito e assim ajudar o ser humano a ter uma vida melhor.

Contudo, o mais inteligente é prevenir doenças e lesões causadas por acidentes.

Várias lesões gravíssimas podem ser evitadas caso as pessoas se conscientizem da absoluta necessidade do uso de cinto de segurança  em automóveis e das formas corretas de se transportar crianças pequenas e de atravessar uma rua.

Todos precisam criar em sua própria casa um ambiente mais seguro e que possa diminuir a incidência de choques elétricos, quedas, queimaduras, etc.

O corpo humano tem seus limites e certas brincadeiras e esportes que expõem o individuo a acidentes devem ser evitados ou  praticados com prudência e somente após longo período de aprendizado. (ex: mountain  bike, skate). A condução  de bicicletas em excessiva velocidade,  exibicionismos, manobras e saltos  arriscados em qualquer tipo de atividade físico-esportiva  são atualmente grandes causas de acidentes graves que podem deixar cicatrizes por toda a vida. 

Lembre-se: o uso de capacetes e acessórios de proteção é obrigatório, sempre.

O mergulho só deve ser praticado quando se conhece  bem o local   pois quando realizado em águas rasas pode levar a fraturas do crânio e do pescoço, causando paralisia ou mesmo a morte. 

A natação em qualquer ambiente (piscina, praia, etc.) não deve ser um ato solitário. Um adulto deve estar sempre observando uma criança na água e ser capaz de ajuda-la.

É importante  mostrar-se responsável e consciente:

  • Proteste quando o motorista do veiculo que o estiver conduzindo estiver em alta velocidade, mesmo que seja um dos seus pais! Use o cinto de segurança inclusive em trajetos pequenos. O cinto tem salvado inúmeras vidas.

  • Não aplauda um colega que estiver se arriscando ingenuamente ou  só para provar que pode ser capaz de coisas espetaculares: alerte-o!

  • Não atravesse uma rua sem prestar a devida atenção.

[ Início ] - [ Menu ]