Centro Medico Rio Branco logo
Corpo Clínico | Localização | Consultas | Hospital Dia


Patients Pacientes

 
NOTÍCIAS / RELEASE

Pesquisa
Destaque
Primeira etapa do planejamento estratégico 2009/2010 do Centro Médico Rio Branco
Centro Médico Rio Branco presente na Feira da Abrasel - 2007
Corpo clinico do CMRB é destaque
Médicos do CMRB na "Mesa de Debates"
Dr. Maranhas assume vice-presidencia do TUPI
Revista “Top of Mind” da Tribuna de Minas destaca posição do Centro Médico Rio Branco no setor da Saúde
Centro Médico presente na Iª Fecomins
Juiz de Fora realiza primeira cirurgia com célula-tronco
Foi realizado no dia 8 de Junho de 2006 o primeiro transplante de Células Tronco da Região

Feira de Negócios
Centro Médico Rio Branco recebe premio “Top of Mind” Nacional


Pesquisa

CENTRO MÉDICO RIO BRANCO GARANTE ASSISTÊNCIA MÉDICA DE EXCELÊNCIA

O Centro Médico Rio Branco chega a 25 anos de existência com motivos para comemorar. Afinal, a clínica médica é, novamente, a mais lembrada em Juiz de Fora, com 59,1% dos votos, de acordo com a pesquisa Top Of Mind. Para o fundador e médico ortopedista e traumatologista Elmano Loures, o segredo do sucesso, e boa reputação, está na qualificação do seu corpo clínico. “Essa é uma preocupação que temos desde que iniciamos nossos atendimentos, que é a assistência médica de excelência.”

Ao todo, o espaço oferece atendimentos de 14 especialidades distintas, com a atuação de aproximadamente 35 médicos, que utilizam não apenas o espaço clínico como também o centro cirúrgico. Para os pacientes, a unidade conta com parceiros considerados fundamentais, como a Ultrimagem Precisão Em Diagnóstico, de radiologia; a InVitro Instituto de Reprodução Humana, especializada em reprodução humana; e a Clínica WAVE, que oferece terapias por meio de ondas de choque.

O Centro Médico Rio Branco é lembrado pelo pioneirismo, conforme frisa Elmano Loures. “Fomos a primeira clínica médica da cidade a oferecer o hospital-dia. Entre outros benefícios, este recurso proporciona redução significativa dos custos médicos e dos riscos de infecções hospitalares. Esse foi um conceito inovador que trouxemos para a cidade e tem uma grande demanda.”

E a estrutura impressiona: são duas salas de cirurgias equipadas e integradas, prontas para procedimentos de pequeno e médio portes nas áreas de ortopedia e traumatologia, cirurgia plástica, ginecologia, oftalmologia, infantil, entre outras.

Além da referência em clínica médica, o centro também venceu a pesquisa na categoria fisioterapia, com 50,9% dos votos. Elmano explicou que este atendimento, anexo à clínica, é feito por outra parceira, a Fisiomanual. “São oferecidos, através de profissionais competentes e capactados, os mais diferentes procedimentos, como RPG, pilates e a própria fiosioterapia.”
Segundo Elmano, um projeto existente para ser colocado em prática é a expansão das instalações no já moderno espaço na Avenida Rio Branco, próximo ao Mergulhão. Há também a proposta de voltar a oferecer um pronto-socorro ortopédico, que já foi referência no município.

[ Início ] - [ Menu ]


Destaque

O XVII Congresso Brasileiro do Quadril aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 5 a 8 de setembro de 2017 com a participação de 12 convidados internacionais e reuniu os nomes mais representativos da especialidade no Brasil.

O Cirurgião de Quadril do Centro Médico Rio Branco, Dr. Elmano de Araújo Loures, participou como convidado do painel "Como eu trato infecção articular periprotética " e ainda apresentou o estudo inédito intitulado "Abordagem multimodal estratificada para prevenção do tromboembolismo em artroplastia total do quadril", o qual teve como coautores os Drs. Daniel Loures e Glauco Mendonça Rocha .O trabalho científico abordou o importante tema da profilaxia de eventos tromboembólicos nas substituições articulares usando um protocolo moderno onde a aspirina é utilizada em conjunto com diversas outras medidas naqueles indivíduos que não apresentem alto risco de tromboembolismo.

Esta estratégia proporciona menor índice de complicações hemorrágicas, não aumenta a chance de tromboembolismo e tem menor custo, sendo aplicável à maioria dos pacientes.

[ Início ] - [ Menu ]


Primeira etapa do planejamento estratégico 2009/2010 do Centro Médico Rio Branco

Foi realizado no dia 29/8/2009 a primeira etapa do planejamento estratégico 2009/2010 do Centro Médico Rio Branco. O evento reuniu 22 pessoas com ativa participação dos associados, colaboradores, parceiros e corpo clinico e aconteceu no Hotel Fazenda Estancia Real. Os trabalhos foram abertos com uma palestra do Dr. Elmano Loures sobre a trajetória da empresa desde sua fundação em 1992 até o momento atual. A coordenação do Planejamento Estratégico foi entregue ao Prof. Lourival Batista de Oliveira Jr. da Faculdade de Economia da UFJF ,com grande expertise na área. Nesta primeira etapa foram definidas a missão e a visão de futuro da empresa e detalhada a análise ambiental. Num segundo encontro durante o mês de setembro serão definidas as ações estratégicas a serem implementadas. Ao encerramento do produtivo dia de trabalho, o Diretor Administrativo - Financeiro Dr. Marco Antonio Menezes Coelho da Silva saudou os presentes e parabenizou a todos pelo esforço premiado com o esboço de um documento que irá influenciar o futuro de todos.

[ Início ] - [ Menu ]


Centro Médico Rio Branco presente na Feira da Abrasel - 2007

Pelo segundo ano consecutivo , o Centro Médico Rio Branco marcou presença na importante feira de negócios da Abrasel , evento que anualmente cresce em importância e em numero de participantes. Segundo o Diretor Financeiro Marco Antonio Menezes Coelho, o resultado da política de relacionamento e marketing seletivo da empresa já mostra resultados expressivos no reconhecimento cada vez maior da marca e na procura pelos serviços .O stand recebeu centenas de visitantes e empresários do setor de alimentação .A fotografia registra a equipe do Centro Médico Rio Branco que atuou na feira , ofertando ao publico informações sobre promoção de saúde além de medida da glicemia e pressão arterial.

[ Início ] - [ Menu ]


Corpo clinico do CMRB é destaque

I - Mereceu destaque na imprensa local a participação do Ortopedista e Cirurgião de Quadril Dr. Elmano Loures no XII Congresso Brasileiro do Quadril em Belo Horizonte ,prestigiado encontro bianual promovido pela Sociedade Brasileira do Quadril e que reúne os especialistas na área da cirurgia do quadril.

Este ano, o evento realizado no Hotel Ouro Minas entre os dias 5 e 8 de setembro de 2007 , contou com 12 convidados estrangeiros do mais alto nível representando vários paises da Europa e Américas e um numero recorde de inscrições durante os 4 dias de atividades cientificas.

Dentre os conferencistas convidados nacionais , Dr. Elmano Loures foi o relator do tema “Superfícies Metal- Metal em Artroplastia Total do Quadril” , assunto de grande interesse em razão do numero cada vez maior de pacientes jovens que se candidatam a uma prótese total de quadril.

Após um periodo como Fellow do Prof. Harlan Amstutz nos Estados Unidos da América , Dr. Elmano Loures em 2001 foi o pioneiro no Estado de Minas Gerais ( e um dos primeiros no país) na utilização das chamadas superfícies alternativas para pacientes mais jovens e ativos , materiais com potencial de maior durabilidade e onde se destacam as próteses metal-metal de segunda geração , com alta tecnologia.

II - Ainda na mesma semana , Dr Jose Roberto Maranhas Brandão , Ortopedista especializado em cirurgias artroscópicas do joelho , com grande interesse na área esportiva e também Diretor Clinico do CMRB, foi entrevistado ao vivo no telejornal MG-TV 1ª Edição da TV Panorama – afiliada Rede Globo em Juiz de Fora , abordando o tema “Cãimbras” orientando a população sobre os diversos aspectos implicados nesta ocorrência tão comum e pouco compreendida pela maioria das pessoas, respondendo ainda às perguntas dos telespectadores .A participação do Dr. Jose Roberto alcançou grande repercussão em virtude da elevada audiência do informativo e da forma didática como o assunto foi abordado.

Dr. Jose Roberto Maranhas Brandão é um nome especialmente ligado ao meio esportivo da cidade onde além de ter presidido o Panatlhon Clube , respondeu por muitos anos pelo departamento médico do Tupi Futebol Clube.

III- O MG TV 1ª Edição recebeu o Ortopedista Elmano Loures para uma entrevista ao vivo no dia 22 de setembro de 2007 após a matéria previamente gravada sobre as conseqüências do uso de saltos altos pelas mulheres.Diversas perguntas do público foram dirigidas ao entrevistado que esclareceu alguns mitos e verdades a respeito do tema central.

IV – Em outubro ,numa promoção da Liga Universitária de Hematologia de Juiz de Fora ,o II Encontro de Médicos ex-Residentes do Serviço de Hematologia do Hospital Universitário da UFJF teve como convidado especial o Ortopedista Dr. Elmano Loures que proferiu a aula “Uso de celulas –tronco em doenças músculo-esqueléticas” , apresentando um extenso e abrangente trabalho sobre o tema finalizando com a divulgação dos resultados preliminares do projeto de pesquisa clinica desenvolvido pelo cirurgião em conjunto com o grupo de hematologistas da unidade de Transplante de Medula óssea do HU-UJFJ em pacientes portadores de Necrose Vascular da cabeça femoral. O evento recebeu um grande público e foi realizado no Hotel Serrano em Juiz de Fora.

[ Início ] - [ Menu ]


Médicos do CMRB na "Mesa de Debates"

O tradicional programa da TVE –Juiz de Fora canal 12 contou com a participação de dois membros do corpo clinico do CMRB que foram especialmente convidados pela equipe de produção da emissora.

Em agosto , o reumatologista Dr. Ricardo Baesso foi o entrevistado com o tema principal “Fibromialgia”, respondendo a inúmeros questionamentos dos jornalistas e dos telespectadores que tiveram participação ativa.

Em 18 de setembro , o convidado foi o Ortopedista e Traumatologista Dr. Elmano Loures no programa que marcou o Dia do Ortopedista , comemorado em 19/9.Temas de relevância e interesse do publico foram destacados pelo âncora Aníbal Pinto e pelos demais jornalistas.Questões como dores na coluna , prevenção de fraturas , acidentes de transito e artrose foram o foco desta longa entrevista.

O programa “Mesa de Debates” detém grande audiência há vários anos por ser genuinamente local e identificado com as pessoas e fatos de Juiz de Fora , dominando o horário matinal das 11 às 12 hs.

No dia seguinte , o matutino “Diário Regional” estampou com destaque uma matéria enfocando o assunto ”Lombalgia” e a entrevista levada ao ar na véspera com o Dr. Elmano Loures, a qual foi também veiculada parcialmente na Radio Globo –Juiz de Fora no programa do radialista Fernando Luiz Baldioti.

[ Início ] - [ Menu ]


Dr. Maranhas assume vice-presidencia do TUPI

Está confirmado: Dr. Jose Roberto Maranhas Brandão na chapa encabeçada pelo advogado Áureo Fortuna para a diretoria do TUPI F.C. , foi eleito Vice –Presidente . Os planos da dupla envolvem levar o clube a disputar a Serie B do Brasileirão e reerguer a estrutura social da entidade .A grande torcida carijó aguarda com interesse a nova fase e Dr. Maranhas é considerado um nome de peso na diretoria face ao seu retrospecto e prestigio no meio esportivo.Várias empresas apoiam a empreitada e prometem retornar com importante patrocínio ao time.

[ Início ] - [ Menu ]


Revista “Top of Mind” da Tribuna de Minas destaca posição do Centro Médico Rio Branco no setor da Saúde

Mais uma vez o Centro Médico Rio Branco aparece na segunda posição e com votação expressiva na pesquisa que procura detectar qual a marca que vem à mente do público instantâneamente quando se pensa em uma “Clinica Médica” .

Deve-se enfatizar que o primeiro lugar é um ambulatório referencial para um plano de saúde destinado à população de baixa renda e , portanto, que trabalha em outra faixa de público, por sinal , a mais numerosa . Na verdade , a metodologia utilizada na pesquisa traria resultados mais precisos de houvesse uma separação das categorias.

De qualquer forma ,ao se considerar exclusivamente a faixa de população –alvo exclusiva das Clinicas Médicas com foco em convênios e particulares , o CMRB destaca-se de forma exponencial , reforçando a posição de liderança da empresa num mercado altamente competitivo.

[ Início ] - [ Menu ]


Centro Médico presente na Iª Fecomins

O Centro Médico Rio Branco marcou presença na Iª Feira Comercial, Industrial e de Serviços de Juiz de Fora, evento que em outubro de 2006, marcou a abertura ao público do Expominas, o moderno Centro de Convenções e Exposições da cidade. A feira recebeu em 04 dias um público superior a 25 mil visitantes e mais de 100 expositores, sendo classificada como um grande sucesso em todos os aspectos. O Centro Médico Rio Branco, única empresa em seu segmento de mercado a participar da exposição ; ofereceu em seu stand serviços de medida de pressão arterial e glicemia alem da distribuição de material informativo e educativo sobre diversos temas relevantes em saúde .As clinicas parceiras também participaram ativamente com material de divulgação e apoio.

Repetindo o sucesso da Feira da Abrasel, centenas de visitantes cadastraram seus endereços de e-mail para receberem periodicamente boletins com noticias e dicas de prevenção em saúde.

O Diretor Financeiro-Administrativo do Centro Médico Rio Branco, Dr. Marco Antonio Menezes Coelho da Silva que preside também o "Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau" destacou a importância da exposição, o primeiro de uma série de eventos que movimentarão o Expominas nos próximos anos, alavancando o desenvolvimento econômico da cidade e região.

[ Início ] - [ Menu ]


Juiz de Fora realiza primeira cirurgia com célula-tronco

A primeira cirurgia de célula-tronco de Juiz de Fora foi realizada no Hospital Albert Sabin, por professores da Universidade Federal (UF JF) e pela equipe do especialista em cirurgia de quadril, o ortopedista Elmano Araújo Loures.

Em junho, uma paciente portadora de necrose avascular da cabeça femural, foi a primeira a ser submetida a este procedimento. De acordo com o professor do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea da Universidade, Abrahão Hallack Neto, há três anos, a instituição executa um protocolo de pesquisa com células-tronco e transplante de medula óssea. O método utilizado em Juiz de Fora foi desenvolvido na França e divulgado, pela primeira vez, em 2002.

As pesquisas com células-tronco têm avançado em todo o mundo, principalmente, na busca de tratamento para uma série de doenças que afeta milhões de pessoas. Definidas como precursoras ou mestras, as células-tronco, explica Abrahão Hallack, têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele.

“Preparar a célula para ser injetada no ser humano é o mais complicado, pois exige equipamentos de alta tecnologia e não pode haver nenhum contato humano”, esclarece o médico. Neste caso específico, a célula-tronco foi retirada da médula óssea através de um processo autólogo, ou seja, da própria paciente. Após um processo de separação, as células foram injetadas novamente, desta vez no local operado.

Para submeter a paciente à cirurgia, as equipes precisaram realizar um trabalho integrado. O procedimento médico foi realizado no hospital Albert Sabin, mas todo o processo de separação da célula e preparação do material foi realizado no laboratório do Serviço de Hematologia da UFJF, ligado ao Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), chefiado pelo médico Ângelo Atalla.

Fonte: Jornal Informe Saúde - Ano VI - Nº 7 - Julho de 2006

[ Início ] - [ Menu ]


Foi realizado no dia 8 de Junho de 2006 o primeiro transplante de Células Tronco da Região

Uma cirurgia com a utilização de células-tronco foi realizada, no Hospital Albert Sabin, em Juiz de Fora, por professores da Universidade Federal (UFJF) e pela equipe do especialista em cirurgia de quadril, o ortopedista Elmano Araújo Loures. Em junho, uma paciente portadora de necrose avascular da cabeça femural, foi a primeira a ser submetida a este procedimento. De acordo com o professor do Serviço de Hematologia e transplante de medula óssea da universidade, Abrahão Hallack Neto, há três anos, a instituição executa um protocolo de pesquisa com células-tronco e transplante de medula óssea.

As pesquisas com células-tronco têm avançado em todo o mundo, principalmente, na busca de tratamento para uma série de doenças que afeta milhões de pessoas. Definidas como precursoras ou mestras, as céulas-tronco, explica Abrahão Hallack, têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele. “Preparar a céula para ser injetada no ser humano é o mais complicado, pois exige equipamentos de alta tecnologia e não pode haver nenhum contato humano”, esclarece o médico. Neste caso específico, a célula-tronco foi retirada da médula óssea através de um processo autólogo, ou seja, da própria paciente. Após um processo de separação, as células foram injetada novamente, desta vez no local operado.

Para submeter a paciente à cirurgia, as equipes precisaram realizar um trabalho integrado. O procedimento médico foi realizado no hospital Albert Sabin, mas todo o processo de separação da célula e preparação do material foi realizado no laboratório do Serviço de Hematologia da UFJF, ligado ao Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), chefiado pelo Professor Ângelo Atalla. De acordo com o Abrahão Hallack o pedido para realização da cirurgia foi submetido e aprovado pelo comitê de ética do Hospital Albert Sabin.

Com pós-doutorado em cirurgia de quadril nos Estados Unidos, Elmano Loures, destaca que uma segunda cirurgia já está programada, desta vez com o um paciente do sexo masculino. Nos dois casos, a equipe vai realizar o mesmo procedimento duas vezes. “O trabalho não tem perspectiva de obter um resultado a curto prazo”, destaca Elmano Loures. O método utilizado em Juiz de Fora começou a ser desenvolvido na França, em 2002.

Fonte: Hospital Albert Sabin - www.sabinjf.com.br

[ Início ] - [ Menu ]


Feira de Negócios

O Centro Médico Rio Branco participou com um stand institucional da 5ª Feira de Negócios da Abrasel –Juiz de Fora, evento realizado nos dias 15 e 16 de agosto de 2006 no Palácio de Cristal e que envolveu dezenas de expositores e instituições ligadas aos setores de serviços, alimentos e equipamentos . Com o apoio dos órgãos de fomento ao desenvolvimento regional e turismo, a feira recebeu um número expressivo de visitantes e o stand do Centro Médico Rio Branco se destacou pelos serviços oferecidos com a medida da pressão arterial e glicemia bem como pela distribuição de material enfocando diversos aspectos da Prevenção em Saúde.

Centenas de visitantes cadastraram seu endereço de e-mail para receber mensalmente uma mensagem de especialistas sobre assuntos relevantes em medicina preventiva.

Face ao sucesso da iniciativa e sua excelente receptividade, está prevista a participação do Centro Médico Rio Branco em outros eventos futuros, em especial na primeira grande exposição a ser realizada no EXPOMINAS –Juiz de Fora.


'Stand recebeu grande numero de visitantes.'


'Entrega do premio sorteado entre os visitantes que cadastraram seu
e-mail no stand do CMRB ao Sr. Nuno pela Diretoria da Clinica.'

[ Início ] - [ Menu ]


Centro Médico Rio Branco recebe premio "Top of Mind" Nacional

Justamente ao completar 14 anos de funcionamento o Centro Médico Rio Branco foi agraciado pelo INBRAP – Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública, com o prêmio Top of Mind Brasil de Consagração pública na categoria Clinica Médica em Juiz de Fora e região.

O titulo é de expressão nacional e o INBRAP teve o ano de 2005 como base de pesquisa .Os detalhes e a metodologia podem ser apreciados no site www.inbrap.com.br.

[ Início ] - [ Menu ]