Centro Medico Rio Branco logo
Corpo Clínico | Localização | Consultas | Hospital Dia


Patients Pacientes

 
HOSPITAL-DIA

Conceito
Modelo Operacional
Instalações e infra-estrutura
Cadastro de cirurgiões e médicos no Hospital-Dia
Procedimentos mais comuns realizados no Hospital-Dia
Convênios

Equipe de anestesiologia, Diretoria e responsabilidade técnica
Localização e vias de acesso
Perguntas freqüentes do público
Dúvidas mais comuns sobre a anestesia
Perguntas freqüentes dos médicos
Clipping / Notícias


Conceito

O Hospital – Dia é uma unidade hospitalar especialmente configurada e equipada para a realização de cirurgias e para internações clinicas que exijam menor tempo de internação.

O Hospital-Dia dispõe basicamente da mesma estrutura de um centro cirúrgico convencional mas suas rotinas técnicas e condutas foram desenvolvidas visando especificamente os procedimentos de baixa e média complexidade, priorizando agilidade e segurança.

No Hospital-Dia o intervalo entre internação e alta ocorre entre as 7:00 e as 21:00 hs do mesmo dia.

O desenvolvimento de técnicas cirúrgicas menos invasivas, o desenvolvimento das técnicas vídeo-artroscópicas e o progresso dos medicamentos e anestésicos permitem restabelecimento rápido em conseqüência de sua menor agressividade. O retorno para a residência e para as atividades normais se dá de forma muito mais rápida e com menores custos para o cliente e/ou o plano de saúde.

Dados atuais dos sistemas de saúde indicam que nos Estados Unidos da América 65% de todas as cirurgias já são feitas em Hospital-Dia, sendo que 1/3 delas em regime ambulatorial, ou seja, 1/3 dos procedimentos não exigem sequer ocupação de leito. Na Alemanha,em serviços privados, o tempo médio de internação para uma artroscopia do joelho não passa de 6 hs. Tudo isto visa principalmente reduzir os riscos de infecção hospitalar que são intimamente ligados ao tempo de permanência em hospitais.

Destacam-se ainda o conforto e a privacidade do ambiente mais tranqüilo e com pouca circulação de pessoas,em oposição ao desgastante stress inerente ao ambiente hospitalar tradicional.

Todo o conjunto de características propicia ao cirurgião melhores condições para desenvolver suas habilidades com menor dispêndio de tempo e pouca burocracia, podendo atender com tranqüilidade inclusive um maior numero de clientes selecionados, com toda a segurança proporcionada por uma equipe de anestesistas e enfermeiros especialmente treinados para esta atividade.

O Hospital-Dia tem um custo médio de serviços até 30% inferior ao dos hospitais convencionais, na maioria dos casos.

[ Início ] - [ Menu ]


Modelo Operacional

O Hospital-Dia funciona de segunda a sexta feira das 7:00 às 21:00 hs e aos sábados(facultativo), anexo ao Centro Médico Rio Branco.

Agendamento:As cirurgias (ou internações clinicas) são agendadas pelas enfermeiras responsáveis de forma a otimizar as atividades dos médicos e da instituição, atendendo às particularidades de cada caso.

Consultas pré-anéstesicas : é praxe que todos os clientes eletivos passem por uma consulta pré-anestésica com um dos médicos da Equipe de Anestesia para maior segurança e tranqüilidade, garantindo condições ideais para a cirurgia.

*A Equipe Médica de Anestesia segue um rígido protocolo para admissão, baseado nas normas do Ministério da Saúde.

Acompanhamento médico: O Hospital-Dia conta com acompanhamento médico permanente aos pacientes internados e suporte em várias especialidades médicas.

Alta hospitalar : Opcionalmente, nossa equipe dá alta ao paciente e presta todas as orientações necessárias, desobrigando o cirurgião de retornar ao Hospital-Dia exclusivamente para este fim, possibilitando assim um melhor aproveitamento do tempo do cirurgião e atendendo também às conveniencias do próprio paciente.

*A alta,da mesma forma que a admissão,obedece aos critérios estabelecidos pelas normativas oficiais nacionais e internacionais.

Havendo, por qualquer motivo, impossibilidade de alta no horário previsto a Equipe Médica e o setor administrativo tomará as providencias necessárias para assegurar o bem estar e a segurança do paciente e seu(s) acompanhante(s).

Internações e procedimentos médicos de urgência :As cirurgias de urgência são freqüentes e usualmente realizadas (ex: fraturas, ferimentos,etc.) mas a admissão somente será autorizada após um contato prévio do cirurgião com o Centro cirúrgico para verificar a disponibilidade de salas e leitos.

Autorizações :Nossa equipe administrativa e de recepção empenha-se ao máximo para auxiliar o cliente e o cirurgião nos procedimentos burocráticos relativos ao desembaraço de guias e autorizações junto aos planos de saúde, disponibilizando todos os recursos necessários.

Pagamentos : os clientes particulares encontrarão facilidades para parcelar o pagamento de suas contas bem como usar cartões de crédito.

[ Início ] - [ Menu ]


Instalações e infra-estrutura

O Hospital-Dia conta com 02 salas cirúrgicas bem equipadas e integradas dispondo de equipamentos vídeo-endoscópicos modernos, raios - x, microscópio cirúrgico, central de vácuo, instrumental médico de alta qualidade e gerador de energia.

Cirurgias de pequeno e médio porte nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia da Mão, Angiologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Dermatológica, Cirurgia Geral e Infantil, Proctologia, Urologia e outras especialidades são realizadas rotineiramente no Hospital -dia.

Recuperação: a recuperação pós –anestésica é realizada em apartamentos individuais ou em acomodação coletiva de alto padrão de conforto, de acordo com as necessidades de cada caso. Todos os ambientes são climatizados e dispõe de televisores.

Enfermagem: a chamada da enfermagem é fácil e rápida.  A relação enfermagem/paciente é de 1:5.

Conforto: ao paciente são oferecidas refeições leves de acordo com a recomendação médica. Aos acompanhantes podem ser fornecidas refeições a “la carte”, cobradas à parte. Para maior comodidade, os apartamentos são equipados com frigobar.
Médicos, acompanhantes e visitantes tem à disposição uma lanchonete para lanches rápidos variados e a alternativa de pratos executivos a “ la carte “.

Extras: os produtos consumidos do frigobar, as refeições a “ la carte” e as ligações telefônicas são cobradas no momento da alta.

Central de esterilização de materiais e lavanderia: setor destinado a preparar e desinfetar roupas, materiais e instrumentos cirúrgicos.Mesmo na eventualidade do instrumental ser de propriedade do cirurgião, todo o processo de preparo é compulsoriamente realizado pelo Hospital-Dia para garantir o padrão de qualidade exigido.

Farmácia: setor de armazenamento e dispensação de medicamentos que funciona sob a responsabilidade técnica de farmacêutica especializada no controle, estoque e logística de insumos médico-hospitalares.  O trabalho é amparado pelos protocolos e práticas recomendadas pelos órgãos de Vigilância Sanitária, Anvisa e CRFMG.

Visitas: são permitidas no horário das 14 às 15 hs, para maiores de 12 anos.

[ Início ] - [ Menu ]


Cadastro de cirurgiões e médicos no Hospital-Dia

Prezado Doutor,

O Hospital –Dia do Centro Médico Rio Branco é uma instituição de corpo clinico aberto e todos os profissionais legalmente habilitados podem requerer sua inclusão no corpo clinico do Hospital-Dia.

Entre em contato com nossa equipe através do telefone(32) 3228-9999 (Sr. José César ) ou ainda pelo e-mail cmrbjf@cmrbjf.com.br. Em até 03 dias úteis, um de nossos colaboradores o visitará e se encarregará de tudo que for necessário.

Uma vez cadastrado, o profissional receberá todas as instruções necessárias para que o Hospital- Dia venha a ser uma valiosa opção no desenvolvimento de suas atividades.

A estrutura disponível oferece conforto, segurança e qualidade de serviços com privacidade, discrição e custos menores.

O Hospital-Dia privilegia as internações de curta permanência, buscando diminuir os riscos de infecção hospitalar e por isto não são admitidos pacientes previamente infectados.

A Humanização e personalização do atendimento são conseqüências diretas da soma das características fundamentais de um Hospital-Dia,refletindo-se num alto nível de satisfação de pacientes e médicos permanentemente medido por pesquisas qualitativas.

[ Início ] - [ Menu ]


Procedimentos mais comuns realizados no Hospital-Dia*

Apresentamos uma lista de exemplos dos principais procedimentos cirúrgicos realizados rotineiramente em regime de Hospital-dia, por especialidade.

Para maiores esclarecimentos sobre a categorização de cirurgias consulte seu médico ou nossa Diretoria Técnico-Clinica.

Cirurgia geral:
Biopsias de gânglios linfáticos
Correção de hérnias inguinais e umbilical

Cirurgia pediatrica:
Correção de hérnias inguinais e umbilical
Postectomia (fimose)

Proctologia:
Hemorroidectomia
Cisto sacrococcígeo

Cirurgia Plástica:
Blefaroplastia (pálpebras)
Mamoplastia
Implante de cabelos
Plástica da face
Implante de próteses de silicone
Correção/ressecção de lesões cutâneas
Rinoplastia
Correção de orelhas de abano
Lipoaspiração

Cirurgia Vascular:
Correção de Varizes
Implante de cateter

Dermatologia:
Correção / ressecção de lesões da pele e unhas

Ginecologia:
Biopsia de mama
Retirada de lesões da mama
Colocação de DIU sob sedação
Curetagem uterina, cerclagem de colo uterino
Plástica de pequenos lábios, Bartholinectomia

Odontologia:
Implantes dentários e retirada de dentes inclusos sob sedação
Frenotomia lingual/labial

Oftalmologia:
Catarata
Pterígio

Ortopedia e Traumatologia / Cirurgia da Mão:
Artroscopias de joelho, ombro, punho, etc
Correção de Luxação recidivante de ombro não artroscópica
Ligamentoplastia do cruzado anterior
Correção de Síndrome do Túnel do carpo
Retirada de cistos sinoviais e abertura de bainhas tendinosas
Correção cirúrgica ou incruenta de fraturas em geral (punho, tornozelo,pé, etc)
Correção cirúrgica de Hallux valgus (“joanetes”)
Retirada de fios metálicos e de sínteses ósseas diversas
Neurólises, tenólises,tenodeses,tenorrafias e tenoplastias

Otorrinolaringologia:
Adenoamigdalectomia, sinusectomia
Rinoplastia, septoplastia, timpanotomia

Urologia:
Cistoscopia
Correção de varicocele,hidrocele, epispádia e hipospádia
Postectomia(fimose)
Vasectomia

Outros:

Extração de corpo estranho, drenagem de hematoma, reparação de ferimentos em geral, desbridamentos, exerese de lipomas, biopsias em geral, eletroconvulsoterapia.

Video-Colonoscopia e Video-endoscopia digestiva com sedação /anestesia geral em regime ambulatorial, em instalações especificamente projetadas para esta finalidade (Equipe Médica do Centro Médico Rio Branco).

* Salvo exceções, as cirurgias de porte anestésico 0 a 5 em pacientes hígidos e com permanência máxima prevista de 12 horas bem como internações clinicas para infusão de medicamentos num período máximo de 12 hs. são possíveis de serem realizadas no Hospital-dia.

[ Início ] - [ Menu ]


Convênios

  • AFFEMG
  • AGF SAÚDE
  • AMHISA
  • AMBEP
  • AMIL
  • AMIR
  • ANCORA
  • ASSEFAZ
  • ASSIMEDE
  • BRADESCO SAÚDE
  • BRASIL ASSITENCIA
  • CASSI
  • CABERJ
  • CAPESAUDE
  • CASEMBRAPA
  • CONAB
  • COPASS/COPASA
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • CORREIOS
  • D.P.V.A.T
  • ESCOLA BALÃO VERMELHO
  • FORLUZ
  • FUNCEF
  • FUND. LILIA POSSAS
  • FUND. S FRANCISCO XAVIER
 
  • FUND. PAMPULHA
  • FUSEX
  • GAMA
  • GEAP
  • GOLDEN CROSS
  • HEALTH ASSISTENCIA
  • INTERMEDICA
  • INTERPARTNER ASSISTENCIA
  • MEDIAL SAUDE
  • MEDISERVICE
  • NOTRE DAME
  • ODONTOMEDIC
  • P.M.M.G.
  • PLANSFER
  • PREVIMINAS
  • PROMED
  • PRONTOMEDICO
  • SAMTA SAUDE
  • SESI
  • SINDICATO DOS APOSENTADOS
  • SOC. BENEFICENTE 18 JULHO
  • SULAMERICA
  • TEMPO SAÚDE
  • UNIMED

[ Início ] - [ Menu ]


Equipe de anestesiologia, Diretoria e responsabilidade técnica

Médicos anestesistas:
Dr. Alexandre Baptista da Silva
Dr. Cleber Luis Ribeiro da Silva
Dr. Frederique Lopes de Araujo

Enfermeira RT: Sra. Imaculada Arantes Berg
Farmacêutica RT: Eunice Cristina Mendes de Assis Baeta
Coordenação do Centro Cirúrgico e Controle de Infecção Hospitalar: Dra. Denise Araújo de Freitas
Coordenação da Comissão de Ética: Dr. Vinicius Moreira C. Silva
Coordenação do Centro de Estudos: Dr. Vinicius Moreira C. Silva
Diretor Administrativo –Financeiro: Dr. Marco Antonio M. C. Silva
Diretora Técnica: Dra Denise Araujo de Freitas Andrade
Diretor Clínico: Dr. José Roberto Maranhas Brandão
Coordenadora de Recepção: Sra. Alessandra Alves da Cruz Campos
Encarregada de Contas Médicas: Sra. Sonally Cristina Alves da Cruz

[ Início ] - [ Menu ]


Localização e vias de acesso

O Hospital-Dia encontra-se instalado no Centro Médico Rio Branco e localiza-se à Avenida Barão do Rio Branco numero 1034, na pista norte-sul da principal avenida de Juiz de Fora, com vias de acesso direto e rápido aos bairros, a todas as rodovias da região, a Estação Rodoviária e ao Aeroporto.

O ponto privilegiado do Hospital-dia é servido por grande número de linhas de ônibus urbanos e o estacionamento na área é geralmente fácil*.

Pontos de referencia importantes são o Sport Club e a passagem subterrânea conhecida como “Mergulhão”, a TV Globo, a Agencia Regional do IPSEMG, Supermercado Bahamas e Minas Center e a ponte de acesso ao bairro Manoel Honório na interseção das Avenidas Rio Branco e Brasil.

*Os médicos e cirurgiões contam com estacionamento privativo anexo ao Hospital-Dia.

[ Início ] - [ Menu ]


Clipping / Notícias

Noites em hospitais são cada vez menos freqüentes

Os centros médicos de São Paulo estão investindo em uma nova modalidade de internação : aquela em que o paciente entra e sai do hospital no mesmo dia.  Instituições como Fleury, Oswaldo Cruz e São Luiz abrem unidades exclusivas para receber pacientes que realizam este tipo de procedimento.

O Fleury abriu o seu hospital-dia em agosto de 2005 com o investimento de 10 milhões em São Paulo. Lá se oferece toda a infra-estrutura para que os médicos façam cirurgias de pele, ossos e de olhos, por exemplo.

“ Em um hospital tradicional, o paciente gastaria mais porque iria pagar por uma estrutura mais complexa e que funciona 24 horas por dia.  E ainda corre mais risco de infecções”, dis Mauro Figueiredo, diretor-presidente do Fleury.

O Hospital Oswaldo Cruz também irá instalar seu hospital-dia em um prédio em construção no bairro de Campo Belo, em São Paulo. No edifício, assim como no caso do Fleury, haverá diversos consultórios médicos.

Em geral, Grandes hospitais já contam com a ala dentro de suas instalações.  O Einstein, por exemplo, abiru a sua na década de 80. Naquela época, apenas 10% das cirurgias entravam nessa unidade. Hoje são 35%, de acordo com o hospital.

Por causa dessa crescente demanda, o hospital São Luiz avalia a construção de uma unidade –dia. “Está cada vez mais claro que esse é o futuro da Medicina”, afirma André Staffa, diretor financeiro.

Fonte: Revista Valor Econômico – Fevereiro de 2006

SC: Modelo de negócio do hospital dia atrai investidor

Um grupo de investidores inaugura no dia 12 de abril o Baía Sul Hospital Dia, especializado em procedimentos cirúrgicos ambulatoriais. No total foram investidos R$ 12 milhões em obras e na criação da empresa, uma S.A. de capital fechado.
Localizado na porção central da cidade, o Baía Sul Hospital Dia ficará dentro de um complexo em que já existe um prédio com consultórios médicos, uma clínica voltada a diagnósticos por imagem e um laboratório de análises clínicas. O novo empreendimento é baseado em um modelo americano de atuação chamado de "day hospital". Está focado em cirurgias que utilizam tecnologia de ponta e naquelas em que não é necessária a internação após a cirurgia. A rentabilidade virá principalmente do fluxo contínuo de pacientes, segundo explica o diretor administrativo e financeiro do novo hospital, Ragnar José Jacob.

No total, o Baía Sul Hospital Dia é composto por 26 acionistas que compraram pequenas cotas de participação. Os investidores são todos de Florianópolis e na estrutura montada, não há um acionista controlador e sim um gestor dos negócios contratado pelo grupo.

De acordo com Jacob, a expectativa é de que o retorno dos investimentos ocorra em seis anos. Dos R$ 12 milhões, R$ 4 milhões foram financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Ele explica que a idéia de investir em um hospital-dia veio do potencial desse mercado no Brasil. O executivo diz que nos Estados Unidos 70% das cirurgias são feitas em hospitais com este tipo de gestão e no Brasil, 16%.

A cidade de Florianópolis também é vista como um local com potencial adicional para os negócios. Entre as indicações que reforçam essa expectativa, existe o fato de ser uma cidade cuja maior parte da população é de servidor público com plano de saúde. Além disso, nos últimos anos houve uma migração forte de pessoas que procuram por clínicas mais sofisticadas e, como todo grande centro, a saúde pública não comportar todos que precisam de procedimentos cirúrgicos imediatamente. "Os investidores viram esse filão que representa o mercado de cirurgias ambulatoriais para um público mais seleto", explica Jacob.
O hospital atenderá desde consultas particulares a convênios. Terá 17 especialidades e atuará em cirurgias mais complexas, como a extração do cólon do útero, até a retirada de sinais da pele. A tecnologia, de acordo com o executivo, será o diferencial do empreendimento, como procedimentos via videocirurgias e central de monitoramento pela qual é possível acompanhar o nível anestésico dos seus pacientes por uma tela.

Como são novos no segmento de hospital-dia, os investidores do Baía Sul contrataram consultoria do Itaigara Memorial Day, um empreendimento na Bahia que já opera neste formato há sete anos.

Fonte: Vanessa Jurgenfeld - Valor Online

[ Início ] - [ Menu ]